Um novo recorde mundial surpreendeu a Ciência: uma amostra de veneno de uma cobra conteve 4,9 gramas de veneno – quantidade capaz, segundo os veterinários locais, de matar até 3 mil seres humanos adultos.
Se trata de um morador do Australian Reptile Park, parque especializado em répteis e com uma das maiores coleções de animais da Austrália.
Whiplash, como foi batizado, é do tipo taipan-costeira e se trata da maior amostra de veneno já extraída de uma cobra já registrada.
A extração foi feita como parte do programa de produção de soro antiofídico realizado pelo parque, e Whiplash superou em 0,4 gramas sua marca anterior de 4,5 gramas em uma única dentada – a média de veneno extraído é de 1,8 gramas por operação.
“Eu soube imediatamente que o frasco de veneno estava muito mais pesado do que o normal, e uma pequena parte de mim ficou excitada, imaginando que o recorde poderia ter sido quebrado – mas não na medida que se deu”, comentou Zac Bower, um dos especialistas em veneno do parque.
“Ele é a mais incrível cobra com quem já trabalhei, e me obriga a estar sempre alerta, mas vale a pena por saber que ele está salvando muitas vidas” comentou ele.
Anualmente cerca de 2 mil pessoas são mordidas por cobras na Austrália, e mais de 300 recebem o soro antiofídico produzido a partir dos venenos extraídos no Australian Reptile Park, localizado em Somersby, no estado de Nova Gales do Sul, na costa leste do país.
Baseado em sua dose letal mediana, é considerada a terceira cobra terrestre mais venenosa do mundo.
Fonte indicada e adaptada: Hypeness
No vasto cenário do avanço tecnológico, poucos desenvolvimentos são tão promissores quanto a…
Não raro, encontramos na rede textos de absoluta sabedoria cuja autoria, por mais que procuremos,…
Davi conseguiu causar na internet após uma entrevista ao programa “Mais Você”, da TV Globo,…
Na manhã desta quinta-feira, 18, o humorista Fábio Porchat conseguiu uma chuva de comentários raivosos…
A interpretação de uma ilusão de ótica pode revelar insights sobre a mente e a…
A paraense disputou a permanência na casa com Isabelle (48,66%) e Matteus (2,23%). A berlinda foi o Paredão…