Essas histórias são maravilhosas e são as melhores para serem contadas. Luis Ángel Vargas Peña, é um colombiano com apenas 16 anos que mora no campo, ele foi um dos três alunos que conseguiram alcançar as notas perfeitas nas provas do Saber 11 – uma avalição para alunos do ensino médio – a prova foi feita em 2020 pelo conhecido lcfes (Instituto Colombiano de Avaliação da Educação).
O mais incrível de tudo é perceber as condições em que ele estudava. Natural de Villavicencio, ou para ser mais específico El Meta, é cercado por planícies e colinas e com uma baixa conexão de internet.
Filho único ele vive com sua mãe, seu pai morreu há quatro anos atrás, tendo assim de misturar seus estudos com o trabalho no campo. E mesmo assim, ele provou do que é capaz. O jovem precisava atravessar um rio sempre que ia à aula porém, mudou para sua avó para facilitar seu trajeto.
¡Qué orgullo tan grande para el Meta!
Luis Ángel Vargas Peña de 16 años de edad, estudiante de la I.E. Yaaliakeisy en Puerto López, obtuvo el puntaje más alto en la prueba Saber 11 del @ICFEScol.
Felicitaciones para él y para su familia por este gran logro. pic.twitter.com/DtHZP6GLtV
— Juan Guillermo Zuluaga (@JuanGZuluaga) January 17, 2021
“Desde a década de oitenta não tínhamos um reconhecimento desse tipo, quando um aluno deste município obteve o terceiro lugar nas provas estaduais”, revelou ao El Tiempo o prefeito Calors Julio Gutiérrez, de Puerto López, e acrescentou “ o governo departamental vai oferecer-lhe apoio para continuar os estudos universitários e queremos que a família tenha uma casa própria, com os programas sociais de Puerto López ” , concluiu.
Fonte indicada e adaptada: Upsocl