“Represento milhões de indígenas que lutam pela natureza. Se me reconhecem, estão reconhecendo a todos nós ”, afirmou. Em 2019, ela ganhou contra o Estado do Equador uma ação fazendo com que evitasse as explorações de poços de petróleo em áreas-chave da Amazônia.
Podemos falar com toda a certeza que um dos maiores problemas do mundo talvez seja o pouco reconhecimento que temos sobre às culturas indígenas. Com todo o avanço que estamos tendo na sociedade moderna, estamos perdendo todo o contato que tínhamos com a natureza e também com a base de nossa civilização. Quando cortamos laços com a natureza, temos consequências graves para nossa espécie. E graças a pessoas como ela, faz com que reflitamos sobre.
Nemonte Nenquimo é esta mulher da foto, que com 33 anos acaba de ganhar um Prêmio Nobel por cuidar e proteger a floresta amazônica, uma Waorani, ela faz parte de uma tribo indígena localizada no leste do Equador. Desde criança, Nemonte, se destaca por sua nobre batalha a favor do meio ambiente, que sem ela, muitos indígenas não teriam seus direitos reconhecidos no Equador.
Nemo, como também é conhecida, teve bastante destaque e respeito logo depois de 2019, ela foi a responsável por vencer uma ação judicial contra o Estado do Equador, evitando uma grande exploração de poços de petróleo no setor amazônico.
“Represento milhões de indígenas que lutam pela natureza. Se eles me reconhecem, estão nos reconhecendo a todos ”.–Nemonte Nenquimo para Mongabay Latam –
Fonte indicada e adaptada: Upsocl
No vasto cenário do avanço tecnológico, poucos desenvolvimentos são tão promissores quanto a…
Não raro, encontramos na rede textos de absoluta sabedoria cuja autoria, por mais que procuremos,…
Davi conseguiu causar na internet após uma entrevista ao programa “Mais Você”, da TV Globo,…
Na manhã desta quinta-feira, 18, o humorista Fábio Porchat conseguiu uma chuva de comentários raivosos…
A interpretação de uma ilusão de ótica pode revelar insights sobre a mente e a…
A paraense disputou a permanência na casa com Isabelle (48,66%) e Matteus (2,23%). A berlinda foi o Paredão…