O México se responsabiliza por metade do suprimento de abacate do mundo. Com essa responsabilidade, recebe o título de país da guacamole, creme feito de abacate usado nas comidas mexicanas. As sementes do abacate utilizado para a produção da guacamole entretanto vinham sendo desperdiçadas.

Uma empresa mexicana chamada BioFase decidiu então pegar essas sementes inuteis nas indústrias que processam guacamole e óleos, passou então a transforma-las em talheres descartáveis e canudos, susbstituindo o plástico e deixando de poluir o meio ambiente. Com isso todos saem ganhando, pois o que seria o lixo de alguns setores passa então a ser material de produção de outros, tendo assim um novo destino para aquele suposto lixo, livrando o meio ambiente de mais extrações de matéria-prima.
revistacarpediem.com - Empresa mexicana produz canudos e talheres feitos da semente de abacate

Após um ano e meio de pesquisas encontraram o melhor método de produção desses talheres e canudos. A parte mais difícil, foi descobrirem como iriam moldar o material da forma em que fosse precisa. Esses talheres e canudos são biodegradáveis e se biodegradam em 240 dias podendo ser jogado em lixo orgânico ou reciclável. O preço desses utensílios são similares aos de plásticos de forma que o consumidor não pague um preço injusto por ter cuidado com o meio ambiente, segundo a BioFase.






Colha o dia, aproveite o momento...