O ar condicionado para regiões quentes e úmidas, muitas vezes depende de sua qualidade de vida. Alguns arquitetos mexicanos se desafiaram a reproduzir técnicas maia de construção, para que não se torne necessário ter refrigeração artificial, mesmos naqueles dias de verão.
Essa casa é abastecida por energia solar em que utilizaram apenas materiais de produção local. Ludwig Godefroy Architecture é o nome do escritório que realizou o projeto desta casa, que se encontra no estado de Yucatán.
A ideia é fazer com que o ar consiga circular ao máximo, a partir de técnicas maia que auxiliam o esfriamento do ar que circula.
Todas as partes da casa são projetadas para que possam se abrir, com grandes portas ou janelas de madeira, conseguem garantir a entrada da luz natural e do vento. Diminuindo a necessidade de eletricidade.
Os arquitetos revelam que está é a releitura da antiga arquitetura maia, que com materiais sólidos, eles não precisam de tratamentos especiais de manutenção.
“O ENVELHECIMENTO DO MATERIAL É PARTE DO PROCESSO ARQUITETÔNICO E A CASA FOI DESENHADA PARA RECEBER NO FUTURO UMA NOVA COBERTURA.”
Fonte indicada e adaptada: CicloVivo