Por dois anos, ONGS e entidades ambientais lutaram para incluir a espécie na Lei de Espécies Ameaçadas dos Estados Unidos que agora é oficial: as girafas estão em risco de extinção.
Entre os anos de 1985 a 2016, houve 40% de diminuição da espécie em todo o planeta segundo a UICN, União Internacional para a Conservação da Natureza.
“Consideramos que a petição para listar as girafas apresentou informação substancial quanto às ameaças potenciais associadas ao desenvolvimento, agricultura e mineração”, anunciou um porta-voz do departamento.
Segundo Adam Peyman, do Humane Society International, nos EUA não existe quase nenhuma restrição para a importação de produtos originários da caça e exploração de girafas. Com a Lei de Espécies Ameaçadas oficialmente começar a prezar pela proteção desses animais, a importação seria dificultada.
Os números são impressionantes: de 2006 a 2015 mais de 39.516 girafas foram importadas, mortas ou vivas, para os Estados Unidos. Foram também 21.402 esculturas ósseas, um pouco mais de 3 mil peles e 3,7 mil troféus de caça, caracterizando um grave problema social, que ainda vê na caça algo majestoso.
Essa notícia nos dá um sentimento de retrocesso humano. Por nossa ambição e ganância, animais graciosos vem se tornando raros e humanos cruéis vem se tornando comuns.
Como diz Mahatma Gandhi: “A grandeza de uma nação pode ser julgada pelo modo que seus animais são tratados.”
Fonte indicada: Enigmas do Universo
Quem é fã de anime sabe que esse universo vai muito além das telas. Agora,…
A etapa de identificação de potenciais clientes ocorre por meio da verificação do que eles…
No vasto cenário do avanço tecnológico, poucos desenvolvimentos são tão promissores quanto a…
Não raro, encontramos na rede textos de absoluta sabedoria cuja autoria, por mais que procuremos,…
Davi conseguiu causar na internet após uma entrevista ao programa “Mais Você”, da TV Globo,…
Na manhã desta quinta-feira, 18, o humorista Fábio Porchat conseguiu uma chuva de comentários raivosos…