Ainda esta semana, a Organização Mundial da Saúde (OMS) deve batizar com um codinome grego uma nova variante da Covid-19 que foi registrada pela primeira vez na África do Sul.
A variante já é considerada aquela com o maior número de mutações do novo coronavírus: são 50, algo nunca visto antes.
De acordo com a OMS, não se sabe ainda se ela é mais perigosa ou transmissível, mas alterações genéticas preocupam por possível defasagem das vacinas.
Um pesquisador sul-africano já a classificou como “horrível”, enquanto outro disse à reportagem do G1 “que ela é a pior já vista”.
À imprensa, Tulio de Oliveira, professor e diretor do Centro para Resposta Epidêmica e Inovação, na África do Sul, disse que foram localizadas 50 mutações no total — e mais de 30 na proteína spike (a “chave” que o vírus usa para entrar nas células e que é alvo da maioria das vacinas contra a Covid-19).
Tulio é um infectologista brasileiro com ampla experiência na área. Ele afirmou que a variante carrega uma “constelação incomum de mutações” e é “muito diferente” de outros tipos que já circularam. “Esta variante nos surpreendeu, ela deu um grande salto na evolução [e traz] muitas mais mutações do que esperávamos”.
“O que nos preocupa é que esta variante pode não só ter uma capacidade de transmissão aumentada, mas também ser capaz de contornar partes do nosso sistema imunológico”, disse o professor Richard Lessells, outro pesquisador da Universidade de KwaZulu-Natal na África do Sul.
Por ser bem diferente das demais, a nova variante traz uma preocupação em particular quando o assunto é a imunização, uma vez que as vacinas foram desenvolvidas mirando a cepa original do coronavírus, registrada inicialmente em Wuhan, na China.
Assim, é possível que as vacinas não funcionem tão bem contra a variante B.1.1.529.
De toda forma, vale frisar que a África do Sul tem só 24% da população totalmente vacinada, então, pode ser que, ao chegar a países com taxas mais altas de imunização, a variante não tenha tanta força.
Leia também: Turista cai de falésia na praia de Pipa (RN) ao dirigir quadriciclo #VÍDEO
Fonte: G1
Compartilhe o post com seus amigos! 😉
No vasto cenário do avanço tecnológico, poucos desenvolvimentos são tão promissores quanto a…
Não raro, encontramos na rede textos de absoluta sabedoria cuja autoria, por mais que procuremos,…
Davi conseguiu causar na internet após uma entrevista ao programa “Mais Você”, da TV Globo,…
Na manhã desta quinta-feira, 18, o humorista Fábio Porchat conseguiu uma chuva de comentários raivosos…
A interpretação de uma ilusão de ótica pode revelar insights sobre a mente e a…
A paraense disputou a permanência na casa com Isabelle (48,66%) e Matteus (2,23%). A berlinda foi o Paredão…