Uma descoberta impressionante da Nasa contraria uma das maiores certezas espaciais: ao estudar uma galáxia anã intitulada Henize 2-10, o trabalho concluiu que foi um buraco negro que criou a galáxia.
Foram as informações do telescópio Hubble, que detectaram um intenso processo de formação de estrelas e corpos celestes criados a partir de material expelido por um buraco negro ao centro da galáxia.
A capacidade de expelir materiais absorvidos pelos buracos negros em forma de gases era previamente conhecida, mas a alta velocidade do processo costuma impedir que alimentem a formação de novas estrelas.
O tamanho da Henize 2-10, porém, parece ter permitido que os gases expelidos alimentem a formação de novas estrelas na região.
“Desde o início sabíamos que havia algo de incomum e especial acontecendo em Henize 2-10, e agora o Hubble nos deu uma imagem bastante clara da conexão entre o buraco negros e a formação de estrelas em uma região vizinha, localizada a 230 anos luz de distância do buraco negro”, afirmou Amy Reines, que liderou o estudo.
“A incrível resolução do Hubble mostra claramente um padrão semelhante ao de um saca-rolhas nas velocidades dos gases, que se encaixa no modelo de um material oriundo do buraco negro. Uma supernova não apresentaria esse padrão, então é a prova de que trata-se de um buraco negro”, afirmou Reines. O comunicado da NASA sobre a descoberta pode ser lido na íntegra em inglês aqui.
Fonte indicada e adaptada: Hypeness
No vasto cenário do avanço tecnológico, poucos desenvolvimentos são tão promissores quanto a…
Não raro, encontramos na rede textos de absoluta sabedoria cuja autoria, por mais que procuremos,…
Davi conseguiu causar na internet após uma entrevista ao programa “Mais Você”, da TV Globo,…
Na manhã desta quinta-feira, 18, o humorista Fábio Porchat conseguiu uma chuva de comentários raivosos…
A interpretação de uma ilusão de ótica pode revelar insights sobre a mente e a…
A paraense disputou a permanência na casa com Isabelle (48,66%) e Matteus (2,23%). A berlinda foi o Paredão…