Miro Latansio Tsai é um paulista de 5 anos que surpreendeu o mundo ao descobrir 15 asteroides em um projeto da Nasa.
A mãe conta que o menino sempre foi especial e aos dois anos, durante uma visita ao Museu Catavento, ele foi citando os nomes de todos os planetas do Sistema Solar. Mesmo pequeno, ele preferia os passeios aos museus, que aos parquinhos.
“Apesar de ser um bebê de 2 anos, ele ficou alucinado! O passeio preferido dele sempre foi ir a museu. Ele não queria ir para o parquinho, sempre queria ir ao museu (risos). Miro não tinha livro de astronomia nessa época ainda e chegou lá mostrando todos os planetas por nome. Eu acho que ele viu na TV, porque ele vê muitos documentários”, conta a mãe.
Miro Latansio Tsai se tornou a pessoa mais jovem do mundo a realizar a descoberta de asteroides em um projeto em parceria com a Nasa.
Mas esse não foi o primeiro feito de Miro, que aos 5 anos é fluente em inglês e está aprendendo mandarim com o pai, o administrador chinês Jack Tsai, de 45 anos.
A mãe ainda conta que durante a pandemia, o garoto aos 3 anos começou a ler. Com um ano e meio falava frases completas, como “Eu quero ir embora”, e deu os primeiros passos aos 9 meses, de acordo com a mãe.
“Ele não é desenvolvido só na parte da fala, mas em toda a parte cognitiva. Ele tem um raciocínio muito avançado para a idade. Miro sempre teve interesse muito grande por ciência e tecnologia, sempre foi curioso e queria entender como as coisas aconteciam.”
Aos 2 anos, ele começou a clássica fase dos “Porquês”: “Ele fazia perguntas como ‘por que o sol é quente e a lua não?’ Perguntava tudo, ficava horas analisando um formigueiro, um sapinho, sempre foi muito investigativo. Na livraria eu mostrava livros infantis e ele não queria, ia direto nos atlas. Ele decorou como funciona o sistema digestivo e dava uma aula para a gente, os pais.”
Miro tem asteroides provisórios e preliminares. Os preliminares são a confirmação de que o que ele identificou é mesmo um asteroide, porém a autoria da descoberta só se dá oficialmente quando termina o processo de análise.
Assim, apesar de ele ter realmente visto um asteroide novo, ele ainda não teve a autoria confirmada. Os preliminares são prováveis asteroides que já passaram pelo crivo de Harvard e do IASC e foram cadastrados no site internacional de observações MPC.
Agora que já conquistou o feito de identificar os asteroides, Miro está ensinando os interessados a aprender a fazer o mesmo. Carla criou o “Clubinho do Miro”, onde divulga vídeos do filho dando aulas sobre o assunto. “Ele adora ensinar”, conta Carla.
Além de piloto de monster truck, um tipo de caminhonete gigante, feita para competições, Miro responde que ao crescer quer, nas palavras do próprio, “salvar o planeta para defender as pessoas”. Identificar asteroides que podem colidir com a Terra foi o primeiro passo do menino de 5 anos que em todo aniversário pede que o tema seja Superman.
Um pequeno grande gênio, não é mesmo?
Fonte indicada e adaptada: G1
No vasto cenário do avanço tecnológico, poucos desenvolvimentos são tão promissores quanto a…
Não raro, encontramos na rede textos de absoluta sabedoria cuja autoria, por mais que procuremos,…
Davi conseguiu causar na internet após uma entrevista ao programa “Mais Você”, da TV Globo,…
Na manhã desta quinta-feira, 18, o humorista Fábio Porchat conseguiu uma chuva de comentários raivosos…
A interpretação de uma ilusão de ótica pode revelar insights sobre a mente e a…
A paraense disputou a permanência na casa com Isabelle (48,66%) e Matteus (2,23%). A berlinda foi o Paredão…