Fonte indicada: Eco4Planet
Em busca de diminuir o trânsito e os efeitos nocivos da poluição provocada pelos carros, o governo holandês vem incentivando empresas a pagarem para que seus funcionários abandonem seus carros para irem ao trabalho!
A ideia é substitui-los por bicicletas sendo pagos 19 centavos de euro (R$ 0,86) por cada quilômetro rodado no caminho de ida e volta casa-trabalho. Ainda recebem ajuda econônica para a compra de uma nova.
O objetivo da vice-ministra da Infraestrutura, Stientje van Veldhoven, ao anunciar novas medidas para incentivar o ciclismo, é tirar cerca de 200 mil pessoas de seus automóveis. A Holanda já é referência no uso das bicicletas no dia a dia, sendo 32% das viagens, em duas rodas agradáveis a saúde humana e do meio ambiente.
Além da diminuição da emissão de gás carbônico na atmosfera, essa substituição provoca ainda uma melhora na saúde dos ciclistas, que se sentem mais dispostos e ficam em melhor forma ao longo do tempo. Há ainda a economia em combustíveis e em estacionamentos. Quantos benifícios!
O engenheiro espanhol Alberto Brines que faz 36 km por dia na ida e volta ao trabalho explica que todas as empresas nas quais trabalhou estão preparadas para receber bem seus funcionários ciclistas, com duchas, vestiários e bicicletários cobertos. “Para mim, fazer esse percurso com a bicicleta é uma maravilha”, ele conta.
E sinceramente, quem não gostaria de dar voltas de bicicleta nas lindas ruas das cidades holandesas? <3