A reação da leoa foi de longe, impressionante. Parecia que a maternidade das duas fêmeas era maior que a relação de presa e caçador.
Foi na Reserva de Jogos de Madikwe,na África do Sul, um guarda chamado Gerry Van der Walt, testemunhou uma atitude impressionante de uma leoa.
Eles viram a leoa se preparar para atacar um antílope e observaram com atenção. Eles viram a leoa se aproximar do estômago do antílope e puxá-lo, no entanto, à medida que a cena ficou mais clara, eles notaram que não era realmente o estômago, mas um antílope bebê.
“Já vi leoas matarem outras presas grávidas e tudo bem, elas continuam se alimentando como nada”, disse Gerry absolutamente atordoado.
“A partir daquele momento que o comportamento da leoa mudou completamente, ela parecia estar confusa com o que estava acontecendo. Ele começou a olhar em volta como se ele esperava ajuda de algum lugar.
Com se tivesse empatia com a pobre mãe, a leoa parou de se alimentar para ficar ao lado do antílope bebê, ela moveu-o com o nariz como se tentasse fazê-lo reagir e se levantar. Ele pegou-a entre a boca e ficou imóvel por momentos que pareciam eternos sem saber o que fazer com ela. Ele olhou em todas as direções como se esperasse algo.
“Depois de alguns minutos ela começou a se afastar do mato, para se aproximar do antílope mãe. Ela parou diante dela e cuidadosamente colocou o antílope bebê no chão. O tempo todo ela ficava olhando ao redor, ela se sentia tensa e nervosa.
“A leoa lentamente voltou para onde o corpo sem vida da mãe antílope estava, mas não era para comer novamente. O que a leoa fez foi ficar ao lado de seu corpo até que ela adormeceu.
“Não sei se um dia serei capaz de entender o que exatamente aconteceu, mas sei que, de certa forma, entre cruel e bonito, testemunhamos a magia africana e seus animais.” Com certeza um momento que Gerry se lembrará para sempre.
Fonte indicada e adaptada: Zoorprendente