Jay Hewitt foi informado que estava com câncer quando sua filha ainda estava com 3 anos. Mesmo diagnosticado com câncer terminal, decidiu que iria ensinar sua filha a nunca desistir. Ironman é conhecido por ser o maior circuito de triatlo do mundo, tendo mais de 170 provas, e ele revelou que sempre quis realizar o percurso para mostrar a sua filha.
O jovem Jay é pastor e nunca imaginou ter que combater o câncer, principalmente já sabendo que morrerá de qualquer forma. Ele revela que queria demonstrar a todos e para sua família que apesar das circunstâncias, não devemos desistir nunca, e nunca se deixar vencer.
Hewitt explica que em 1989 enquanto criança costumava assistir o triathlon Ironman por sua televisão, e que por algum motivo assim que sua filha nasceu o triatlo voltou a passar por sua cabeça, prometeu para si mesmo que sua filha iria vê-lo numa competição como está quando tivesse aproximadamente 10 anos.
Em 2018, após Hewitt realizar vários exames, foi informado que estaria com câncer cerebral terminal. Pensando na promessa feita por ele mesmo, percebeu que teria que começar seus treinos antecipadamente. Sua filha, do qual deu o nome de Hero, tinha apenas 3 anos na época.
Em 2019, ele deu início a suas primeiras sessões de quimioterapia, seguida de algumas cirurgias. Infelizmente o prognóstico de sua morte não teria alteração, porém, conseguiria mais tempo para realizar suas promessas.
Em 2020 por conta da pandemia o Ironman foi cancelado, porém, ansioso e querendo passar uma lição para todos, o pai de Hero decidiu ligar para os organizadores do evento, e eles decidiram então fazer uma corrida virtual, que seria chamada de IRONMAN VR Kona, onde o trajeto seria traçado por ele e em sua cidade natal, porém era necessário que a linha de chegada fosse na porta de sua própria casa.
O evento foi realizado no dia 9 de outubro de 2020, aos 38 anos, Jay Hewitt deu partida e começou a realizar seu sonho, finalizar o triatlo Ironman. Partindo de Back Bay de Newport Beach, ele nadou 3 quilômetros, e logo em seguida pedalou por 135 quilômetros e correu por 42 quilômetros, Jay demorou 13 horas e 40 minutos para terminar todos os percursos.
“Minha filha e minha esposa estavam segurando aquela fita, então me concentrei nelas pensando ‘Vou para casa’. Eu não tinha muita energia, mas dei um beijo em minha esposa, entreguei flores para minha esposa e filha e me ajoelhei para dizer a Hero: ‘Se eu posso fazer isso, você consegue. Sonhe grande e nunca perca a esperança. ‘ Tenho que dizer a ela que foi muito difícil para mim, mas que pensei em voltar para casa com ela e que ela me deu forças para terminar.
–Jay Hewitt para a Newsweek–
Fonte indicada e adaptada: Upsocl