O arco-íris de fogo na verdade não é um arco-íris e não tem muito haver com fogo. Os chamados arcos circum-horizontais são fenômenos ópticos que costumam acontecer quando o sol está a cima de 58° no céu. Outro fator que faz com que aconteça esse fenômeno, são as nuvens cirros que nada mais é nuvens mais finas que ocorre em altitudes mais elevadas. A temperatura por onde passam essas nuvens é baixa e faz com que sejam formadas com cristais de gelo hexagonais.
Quando esses cristais hexagonais estão alinhados na forma ideal, faz com que esses hexágonos trabalhem como um prisma e acabam realizando a refração que lembra o arco-íris.
A frequência desse fenômeno vai depender do local em que vive, podendo dizer se é raro ou não. Sua frequência vai variar de acordo com a localização e latitude. Na meia latitude e no norte da Europa é possível dizer de que o arco circum-horizontal é raro, mas nos Estados Unidos é comum vê-los várias vezes durante o verão. Ou seja, a formação desse arco-íris em Londres é muito mais difícil que em Los Angeles.
O responsável por esta captura maravilhosa foi Cessna Kutz, fotografando um magnífico arco-íris de fogo, no lago Sammamish.
Créditos da imagem: Cessna Kutz
“Testemunhei um fenômeno bem legal hoje no lago Sammamish”, contou ele em seu Instagram quando compartilhou essa foto. “Um arco-íris horizontal! Para mim, foi um pequeno lembrete de ter esperança e amor, em vez de medo e pânico nesses tempos desconhecidos. Fique seguro lá fora, amigos.”
Créditos da imagem: Cessna Kutz
Fonte indicada e adaptada: BoredPanda