A espécie de tartarugas chamada Bostami já é oficialmente considerada extinta há 18 anos e em 2019 um fato incrível envolvendo-as aconteceu: filhotes nasceram em um templo hindu indiano.
Em segredo, guardiões do templo hindu guardaram alguns desses animais que estavam a tempos desaparecendo por conta da perda de habitat e a exploração excessiva como fonte de alimento. Lá, elas são cuidadas e alimentadas, se tornando uma espécie de santuário desses animais já tão raros.
As tartarugas eram colocadas nas lagoas ao redor do local sagrado e cuidadas com imenso carinho pois os monges acreditam que elas sejam a reencarnação do deus hindu Vishnu.
Como recente iniciativa, os monges se uniram e confirmaram parceria com grupo conservacionista Good Earth para elaboração de programa de criação de tartarugas para preservar a espécie na natureza. Assim, em janeiro de 2019 35 filhotes de tartaruga se encontravam em um santuário de vida selvagem local – 16 delas criadas no templo.
“Este é um marco na história da conservação de tartarugas de Assam, e não teria sido possível sem o interesse demonstrado pelas autoridades do templo no programa de reprodução artificial”, disse a veterinária Jayaditya Purkayastha.
O projeto vem buscando se expandir para mais 18 lagoas da região e se mostrou um verdadeiro sucesso!
Com uma forcinha do deus Vishnu e pela intensa dedicação em proteger e cuidar das tartaruguinhas, essa espécie está viva!
Fonte indicada e adaptada: Razões para acreditar