Com o objetivo de aumentar a coleta e a reciclagem de garrafas PET, a capital da Itália, Roma, deu início a um projeto teste permitindo a troca de materiais recicláveis por bilhetes de transporte público. Com menos de uma semana, já conseguiram coletar mais de 11 mil garrafas PETS, revelou a prefeita Virginia Raggi, sendo um verdadeiro sucesso.
Sendo batizado como +Ricicli+Viaggi, o programa paga 5 centavos de euros por cada garrafa PET inserida na máquina. Todo esse dinheiro é cumulativo, e quando se acumula um total de 30 garrafas PET, você tem direito a 1 passagem.
Foi criado também aplicativos que permite você ter acesso a sua conta MyCicero e Tabnet, sendo uma espécie de “bolsa virtual”. Caso o passageiro tenha em mãos todos os materiais suficientes para o ticket, poderá retirar o bilhete em 5 minutos, após o depósito das garrafas.
Por enquanto, apenas três estações possuem as máquinas de coleta, sendo elas: metrô Cipro, metrô Piramide B e metrô San Giovanni C. Sua iniciação ocorreu no final de Julho, e tem como previsão de encerramento 12 meses.
O objetivo deles é ainda maior, pretendem estimular ainda mais o uso do transporte público na cidade. A Roma possui uma alta dependência de transporte privado, e segundo a edição de 2018 da “Traffic Index” da empresa de GPS Tomtom a Roma possui o pior tráfego de toda a Itália.
Virginia anunciou em 2018 também que pretende banir os carros a diesel no centro da cidade. Buscando contribuir com o meio ambiente, a medida deve valer a partir de 2024.
Fonte indicada e adaptada: CicloVivo