Estudos e pesquisas recentes nos mostraram como o papel das abelhas é importante para a reprodução de diversas plantas. Ao serem um dos principais animais polinizadores, são responsáveis pela polinização de 75% das lavouras do mundo todo, segundo a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO).
Infelizmente, esses preciosos seres estão morrendo rapidamente. No Brasil, no período de três meses, morreram mais de 500 milhões de abelhas e isso coloca aspectos do nosso cotidiano em sério perigo.
As maiores perdas foram em 4 estados brasileiros: 400 milhões no Rio Grande do Sul, 7 milhões em São Paulo, 50 milhões em Santa Catarina e 45 milhões em Mato Grosso do Sul. Os dados retratados são de dezembro de 2018 a fevereiro de 2019. Números verdadeiramente assustadores, não?
Pesquisadores culpam esse escandaloso número ao aumento do uso de pesticidas que adoeceu e matou colméias inteiras: “Assim que as abelhas saudáveis começaram a tirar as abelhas moribundas das colméias, elas foram contaminadas. Eles começaram a morrer em massa ” contou o vice-presidente da associação apícola do Rio Grande do Sul, Aldo Machado.
Um dos mais de 300 pesticidas aprovados desde janeiro pelo Governo Brasileiro, o fipronil, foi classificado ainda como um possível agente cancerígeno humano, comprovando que além de adoecer milhões de abelhas, também pode estar fazendo mal a nós humanos. “A morte de todas essas abelhas é um sinal de que estamos sendo envenenados” disse Alberto Bastos, presidente da Associação Apicultora do Distrito Federal do Brasil.
Fonte indicada e adaptada: Bored Panda
No vasto cenário do avanço tecnológico, poucos desenvolvimentos são tão promissores quanto a…
Não raro, encontramos na rede textos de absoluta sabedoria cuja autoria, por mais que procuremos,…
Davi conseguiu causar na internet após uma entrevista ao programa “Mais Você”, da TV Globo,…
Na manhã desta quinta-feira, 18, o humorista Fábio Porchat conseguiu uma chuva de comentários raivosos…
A interpretação de uma ilusão de ótica pode revelar insights sobre a mente e a…
A paraense disputou a permanência na casa com Isabelle (48,66%) e Matteus (2,23%). A berlinda foi o Paredão…